quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Croissants...

Depois de muitos anos, consegui tirar umas férias consideráveis e me mandei aqui pra casa que meus pais têm na praia.
Barra Velha... um pedacinho de paraíso onde o mar não é muito gelado, nem muito limpo, mas a praia é deserta, as crianças ficam livres como se fosse os anos 80, minha família inteira se reune pra contar piada e tomar chimarrão e eu tenho tempo suficiente pra curtir cada um dos meus filhos individualmente - pois além da minha mãe eles ganham todas as minhas tias de vovós.


Tudo isso pra dizer q eu adoro estar na praia e aqui tenho tempo pra tudo q eu amo: meu marido, meus filhos, meus livros e minhas receitas...rsrsrsrsrs
Ontem a bola da vez foi croissant.


Catei algumas receitas e dicas da internet e entre sucessos e fracassos cheguei a isso:




Depois de assado:




Pode não parecer muito lindo mas confesso que estavam deliciosos e toda gente das casinhas da vizinhança adorou!
A nota cômica ficou por conta do meu priminho Gabriel, 2 anos e meio de pura alegria.
Depois de 24h de sovar a massa, folhar a massa, gelar a massa, abrir a massa, montar e assar os croissants, ele me sai com essa:
"Fofa! É de magaiína?"
Pode?! :)
Mas valeu muito a pena, os croissants ficaram folhados e molhados, não tão bons quanto os de Paris, mas definitivamente os melhores que já comi fora de lá.

Algumas dicas:
- a receita do site do Olivier Anquier é muito boa mas ele esquece de te avisar como fazer pra trabalhar a massa sem que a manteiga - que é muita! - saia por todos os lados. Um jeito que eu achei foi de colocar a massa no freezer (ao invés da geladeira), assim a manteiga permanece gelada e é mais fácil de fazer a folhagem;
- com essa receita dá prá fazer também maravilhosos pains au chocolat, basta abrir a massa em retângulos e enrolar uma tira de chocolate neles;
- outro vídeo ótimo que ajudou bastante foi esse, de uma marroquina que mora na Califórnia e filma todas as suas receitas. Sabah também tem um blog, o Sousoukitchen, com receitas da culinária marroquina e internacional.
Vale com certeza uma visita demorada!

beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário