sábado, 15 de janeiro de 2011

Resoluções

Ano novo é sinônimo de listas, não é?
O melhor e o pior do ano q passou, metas  para o ano que começa, enfim, é tempo de arregaçar as manguinhas e decidir qual o projeto que vai nos consumir nos próximos 12 meses!
Como 2011 é o nosso ano – leia-se: vamos casar!! – resolvi passar pra vcs uma listinha que recebi de um site sobre as resoluções para quem veste o véu de janeiro a dezembro e não quer enlouquecer preparando o casamento .

1 – Não vou fazer NADA! Nadinha! Antes de fechar minha lista de convidados!
A gente sabe q não é a parte mais divertida de planejar um casamento, é até mesmo a razão de 9 entre 10 discussões entre noivos, mas vc não vai querer assinar nenhum contrato antes de ter a famosa lista fechada – ou ao menos firmemente esboçada.
Pq?
Pq são muitos os fornecedores que não oferecem reembolso em caso de desistência ou mudanças de data, local, número de convidados, etc.
Já pensou gastar uma grana na reserva daquele restaurantezinho lindo e chique pra uma recepção para 80 pessoas e depois descobrir que só os convidados dos seus sogros e pais somam mais de 100 pessoas?
Por isso, respire, desapegue e planeje os detalhes que não dependem diretamente da LISTA: ? Clássico? Modernoso? E vc espera uma grande festa ou algo mais intimista? Quais as cores que vc e o noiva adorariam ter na decoração?
Acredite, essas decisões ajudam muito na hora de pedir os orçamentos e tb são um ótimo argumento na hora de acrescentar ou riscar nomes da lista.

2 – Não vou ser sucesso no Youtube com o video errado!.
Acredite, no dia do seu casamento todos os olhos (e cameras de cellular) vão estar voltados pra vc. Então… vc não vai querer q o seu chilique de Bridezilla vire sucesso instantâneo de acessos no site de videos!
Mantenha seus ataques de pânico sob controle, assim, tudo o que vão filmar (e espalhar) de vc serão seus melhores momentos… e ângulos!
Em tempo: aquela coreografia q sua família faz desde os seus 5 anos de idade? Ouro Virtual!

3 – Não vou me dar conta de que ODEIO lilás faltando apenas 2 meses para o casamento.
É claro q a gente sempre pode mudar alguns detalhes do casamento.
Todos eles alias – com exceção do noivo, óbvio! Rsrsrsrs
Mas é preciso saber q, normalmente, essas mudanças geram custos.
Por isso, pense bem, faça encontros extras com seu decorador e seu cerimonial para tirar todas as dúvidas e aproveite essa dica: às vezes uma pequena mudança no tipo de flor, na cor dos guardanapos ou centros de mesa já dá um up no visual!
Mas, se vc ainda está no comecinho dos preparativos, não tem problema algum, vai fundo!
Só não esqueça: vc vai casar com o seu noivo, não com seus souplats!

4 – Não vou usar o Facebook como Diário da Noiva
Sim, sabemos, casamento toma tempo, tutano e todos os suspiros de uma noiva. mas acredite: nem todos os seus amigos estão interessados em saber se vc conseguiu ou não fechar com aquela fotógrafa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A ou se o seu coquetel terá 12 ou 14 variedades de fingerfoods.
Calma! Não estou dizendo que os detalhes do dia a dia não são importantes, estou apenas sugerindo um outro tipo de mídia.
Ao invés de atolar seu twitter de detalhes casamentícios, crie um blog!!

5 – vou confiar nos meus fornecedores!
Antes de começar a controlar todas as decisões do seu cerimonialista, lembre-se : vcs esta pagando os fornecedores por uma razão!  Considere a experiência e competência deles uma oportunidade para vc relaxar. Eles querem q vc adore o resultado (afinal, o boca a boca é a melhor das propagandas), e vão se esforçar ao máximo prá te fazer feliz.
Você mesma não prefere trabalhar com gente q confia em vc e não vive questionando suas escolhas?
Dar dicas e direções  do que vc gosta é normal, mas pedir relatórios diários é pra matar!

6 – Não vou me culpar por não convidar as crianças!
Seja pq vc tem medo de gritos e choradeiras na igreja ou pq seu orçamento não comporta famílias inteiras, a decisão de convidar – ou não – os filhos das suas amigas, primas e vizinhas é sua e do seu noivo. De ninguém mais!
Por isso, ignore os comentário ácidos do seu tio-avô, não dê bola para os cochichos e brincadeiras nos jantares entre amigos e definitivamente impeça seu primo de confirmar a presença dele, da mulher e de seus terríveis trigêmeos!
E não sofra.
É difícil agora, mas vai ficar pior se vc não for firme!
Agora, se vc pretende convidar apenas algumas crianças, não se sinta obrigada a explicar a preferência. Se alguém perguntar, responda, mas não precisa escrever no convite, postar no site dos noivos nem convocar uma reunião de família.

7 – Vou me dedicar a um projeto DIY (nem q seja pequenininho)
Até a menos prendada das noivas é capaz de executar um projetinho faça vc mesma e encher de personalidade o casamento.
Não acredita?
Rodou nas aulas de artes desde a primeira série?
Tudo bem, vc ainda pode pegar uma caneta tinteiro beeem bonita e escrever à mão os cartões de agradecimento ou os nomes dos convidados nos convites.
Assim vc  usa a grana do calígrafo q vai sobrar  e agenda um dia da noivas super  completo!

8 – Vou entender se alguém não fizer questão de ser especial…
Infelizmente, não dá pra todos os seus amigos mais intimos terem funções de destaque no dia do casamento – padrinhos, damas de honra, leitores, etc…
E isso te deixa triste e vc está quebrando a cabeça pra encontrar alguma coisa especial pra todos fazerem?
Respira e desapega!
Porque, apesar de estarem felizes por vc, nem todos fazem questão de participar ativamente  do casório – distribuindo programas na cerimônia, organizando a fila de cumprimentos, etc.
Às vezes é melhor só deixar q se divirtam!

9 – vou comer de verdade no meu casamento – e isso inclui a sobremesa!
Curta com o seu marido  a sonhada festa q vcs tanto planejaram!
Se vc passar o casamento inteiro orientando o fotógrafo e organizando a fila dos cumprimentos, é capaz de perder uma infinidade de instantes memoráveis.
Caso tenha optado por não contratar um cerimonialista, delegue a alguma madrinha ou parente a missão de fazer com q tudo corra bem no grande dia.
A única preocupação da noiva é ser feliz e aparecer LINDA nas fotos!

10 – vou ser uma noiva POLYANNA
Pra quem não conhece o clássico de Heleanor H. Porter, Polyanna é uma menina capaz de ficar feliz mesmo diante das piores tragédias. Mas tragédias mesmo, pq ela é orfã de pai e mãe, mora com uma tia megera e vive sofrendo tadinha.... Maaaas, sempre vê o lado bom das coisas!
Siga o exemplo dessa menininha e tente não entrar em curto se algo não sair como planejado.
Se chover no seu grande dia, pegue um guarda-chuva e faça a mais divertida sessão de fotos da sua vida!
Os garcons estão demorando pra servir a sobremesa? Divirta os convidados com alguma história engraçada de vcs dois!
Lembre-se do que é importante: vc está se casando!

PS.: tem um tempinho sobrando? Leia Polyanna. Tem em todas as bibliotecas públicas do mundo, por ser um clássico infanto-juvenil, mas é um ótimo livro para nos ajudar a manter os pés no chão e parar de achar q os nossos problemas são sempre os piores.
Como diz um amigo meu: sempre pode ser pior!

PS2.: Se vc tem alguma noção básica de inglês, inscreva-se no site americano The Knot.
Além de receber dicas diárias sobre organização de casamentos, o site tem milhares de ideias pra inspirar todos os tipos de noivas. E ainda faz uma contagem regressiva mês a mês até o dia do seu casório, uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário